No dia 8 de maio, os alunos do 3.º ano da turma 3EBP1, da EB de Pousada de Saramagos, AEPBS, receberam na sua sala de aula, a visita de “Camilo Castelo Branco”, que nos veio contar um pouco sobre a sua vida e das suas andanças pelas terras locais.

Que não acreditamos que fosse o verdadeiro Camilo, não acreditamos. Mas que esta personagem sabia muito sobre este escritor e das histórias que este viveu e escreveu, lá isso sabia.

Foram uns momentos bem passados e uma história de vida aprendida, que só ficará totalmente preenchida quando visitarmos a Casa Museu de Camilo Castelo Branco, o que ocorrerá nos próximos episódios…no âmbito do projeto “Viagens pelo Património”.

 

 

 

 

 

No dia 25 de março, os alunos da EB de Pousada de Saramagos, AEPBS, receberam a visita de um Engenheiro Agrónomo do Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que nos veio explicar o que é a agricultura biológica, quais os benefícios deste tipo de agricultura e algumas das técnicas utilizadas neste processo.

Aproveitamos o momento e fizemos uma pequena visita à nossa horta pedagógica e recebemos alguns conselhos úteis do Senhor Engenheiro, para melhorarmos a nossa horta.

 

 

 

 

No dia 2 de maio na escola EB de Estalagem medimos árvores. No âmbito no “Projeto 25000 árvores até 2025”, a Dr.ª. Ana Brito esteve presente na nossa escola a ensinar-nos a medir árvores.

Iniciamos com a audição de uma bela história, a Dr.ª Ana falou-nos nas árvores autóctones e exóticas, ficamos a saber que as árvores autóctones também são conhecidas como árvores bombeiro. Descobrimos como saber a idade das árvores sem as cortar, utilizando um instrumento chamado verruma. Para saber o diâmetro, que é tão importante para a vendas das árvores, utiliza-se o compasso florestal.

De seguida apresentou e explicou o clinómetro, este instrumento é colocado ao nível dos olhos com uma inclinação de 45º, vamo-nos afastando da árvore até só vermos o topo dela, com a ajuda de dois colegas medimos a distância entre a árvore e o medidor com uma fita métrica, adicionamos essa distância e a nossa altura que resulta na altura da árvore.

Por último saímos da sala para experimentar. Adoramos esta atividade!

 

 

 

 

 

Decorreu nos dias 06 a 10 de maio, nas turmas do 9º da ESPBS, no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde uma sessão de sensibilização dos jovens para as ISTs. A atividade foi dinamizada pelas parceiras de Saúde Escolar, enfermeiras Adelaide Fernandes e Isabel Santos, e teve por objetivo educar e formar os alunos para a adoção de comportamentos / atitudes preventivas face as Infeções Sexualmente Transmissíveis.

Foi utilizada uma metodologia interativa e motivadora, tendo como ponto de partida a dinamização do jogo do contágio, seguida de uma apresentação eletrónica temático, e atividade prática de treino do uso do preservativo masculino.

O jogo consistiu na distribuição de um cartão a cada aluno. Nestes constava a situação dos indivíduos face a estas doenças: portador ou não do microorganismo, adoção ou não de medidas preventivas, bem como a liberdade de escolha perante os relacionamentos sexuais. De seguida, foram tiradas as ilações/ consequências face aos comportamentos adotados.

Na exploração da apresentação eletrónica, os alunos obtiveram conhecimentos sobre as várias Doenças Sexualmente Transmissíveis relativamente ao agente causador, aos sinais e sintomas, às vias de transmissão, ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento. Durante esta apresentação, como medidas preventivas, foi feita a apologia ao uso de preservativo nas relações sexuais e à não partilha de objetos pessoais, de vestuário e de outros materiais intímos. Foi chamada atenção a ter, em particular, na manicure, na elaboração de tatuagens e na partilha de garrafas de água.

Finalmente, os alunos em grupo de pares puseram em prática o uso do preservativo e obtiveram informação sobre os cuidados a ter na sua utilização e portabilidade.

Espera-se que está intervenção dote os alunos de compentências nesta temática para que as mesmas tenham repercussões positivas na saúde individual e na saúde comunitária no futuro.

 

 

 

 

A EB de Boca do Monte encheu-se de amor para preparar o presente para o Dia da Mãe. Os meninos realizaram um bonito porta-chaves em pasta de modelar que pintaram e colocaram numa caixa para oferecer à mãe neste dia tão especial.

Uma atividade realizada com entusiasmo que culminou com a entrega desta lembrança às Mães, uma demonstração de afeto e carinho.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS