No passado dia 22 de maio, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado participou com mérito na fase final do concurso La Chanson en Scène (VII edição), da Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF).

O grupo de alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas), que integra a “troupe Les Diaboliques”, enquanto representante da região Norte, foi bastante aplaudido e elogiado pelo público escolar ali presente, proveniente das outras regiões.

A atividade decorreu no auditório Camões, em Lisboa, tendo sido acompanhada pela professora coordenadora e encenadora, Helena Guimarães, e pela professora de Multimédia, Susana Achando, que caracterizou os alunos participantes.

Um agradecimento especial à Direção, que apoiou o evento, e à APPF, pela iniciativa e pela afabilidade no acolhimento.

 

 

 

 

 

O dia 20 de maio foi assinalado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial das Abelhas. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. 

As abelhas juntamente com outros insetos polinizadores, contribuem para a segurança alimentar, uma vez que fomentam a vida vegetal e atuam como sentinelas de ameaças que emergem nos ecossistemas.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão convidou a Escola Básica de Agra Maior a “construir abelhas” que, neste momento, estão expostas nos jardins camarários e, convidou-nos também a participar numa atividade dedicada às abelhas.

Na impossibilidade de levar as crianças do Jardim de Infância à cidade, decidimos comemorar este dia de uma forma especial no JI. Assim, as crianças vestiram-se de abelhas e de uma forma lúdica aprenderam que as abelhas vivem em comunidade e com regras muito rigorosas, aprenderam também como fazem a polinização e o mel.

Ao longo do dia fizemos de jogos de lateralidade e de conjuntos, jogos de memória visual e jogos de faz de conta. Foi um dia divertido e as abelhas ganharam o respeito das crianças!

“Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.” A. Einstein

 

Em comemoração do Dia Internacional da família, a Escola Básica de Joane abriu portas às famílias de 13 a 18 de maio. Pais, avós e tios juntaram-se aos alunos tornando os intervalos e algumas aulas diferentes do habitual.

Realizaram-se jogos tradicionais, sessões de karaoke e sessões de leitura. Todos participaram de uma forma muito ativa, proporcionando momentos de entusiasmo e boa disposição. Os alunos estavam radiantes. Alguns técnicos das AEC colaboraram com os professores titulares de turma contribuindo para um ambiente ainda mais animado.

As turmas do segundo ano aproveitaram para trabalhar no projeto eco-escolas, apresentando e selecionando o cartaz representativo do eco-código da EBJ. Foi um dia muito marcante para os alunos e familiares.

 A semana encerrou com uma atividade do Jardim de Infância onde os alunos fizeram pequenas apresentações, mostraram o resultado final da horta biológica a todos os familiares e partilharam um lanche convívio. Contaram com a atuação do rancho de Joane para alegrar a atividade.

Foi uma semana cheia de emoções para alunos, familiares e professores. No final, todos, demostraram o seu agrado dizendo que momentos como este mereciam ser repetidos.

 

 

 

 

 

Os alunos do 4º ano, da EB1 de Estalagem, ao longo do ano letivo de 2018/2019, participaram no Concurso “EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA COM ÊNFASE NA SEGURANÇA DOS PEÕES”.

Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo principal alertar os alunos para a problemática de frequentarem uma escola junto de uma estrada nacional e de todos os perigos que isso acarreta.

Nesse sentido foram realizadas várias atividades em sala de aula, nomeadamente jogos interativos no site da PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa), campanhas de informação e divulgação de recomendações/chamadas de atenção para comportamentos corretos a ter como peões, elaboração de cartazes alusivos a essas temáticas e uma entrevista a um motorista, pai de uma aluna do 4º ano de escolaridade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizou-se no dia 20 de maio a palestra Psicologia Aplicada (em Portugal), dirigida aos alunos do 12º ano de Psicologia B (12º B/E e F).

A palestra foi apresentada pela Dr.ª Vera Campos, psicóloga clínica, que de uma forma muito dinâmica envolveu os alunos promovendo o seu interesse e participação.

 A sua partilha de conhecimentos e experiências foi muito enriquecedora e ilustrativa da amplitude da aplicação da Psicologia em Portugal e da, cada vez maior, importância e intervenção da Psicologia na vida das pessoas. Procurou-se também desfazer mitos que se perpetuam, fruto do preconceito e de ideias erradas no âmbito da psicologia e da saúde mental.


 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS