Pela primeira vez no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, o Departamento de Línguas Estrangeiras organizou entre 13 e 16 de abril uma viagem emocionante à cidade de Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, e cuja fundação remonta aos romanos que a nomearam de Londinium.

Quarenta e seis alunos dos CCH, acompanhados por quatro docentes do grupo de Inglês, tiveram a oportunidade de utilizar a língua inglesa in loco, e de viajar de metro, onde a famosa indicação MInd the Gap foi ouvida por várias vezes, bem como, caminhar pela cidade vivenciando a imensa diversidade cultural e social, tão caraterística de Londres.

Ao final da tarde do primeiro dia teve lugar a imprescindível volta no London Eye, que foi construído no ano 2000 para celebrar o novo milénio, tendo sido uma oportunidade excelente para todos de observar a linha de horizonte com céu limpo!

O grupo não faltou ao icónico render da guarda em Buckingham Palace, pelas onze horas da manhã de domingo, depois seguiu pela The Mall, entrou em Hyde Park onde viu os famosos esquilos, grandes relvados, aves, canteiros super floridos e pode, ainda, apreciar Trafalgar Square. À tarde foi a vez de visitar Camden Town, conhecida pelo seu mercado e pela vida alternativa dos seus habitantes. Aproveitaram o momento para fazerem algumas compras.

Na segunda-feira, pela manhã, teve lugar a visita ao Natural History Museum que possui uma coleção composta por mais de 70 milhões de espécies e objetos relacionados com o mundo natural, sendo os seus visitantes recebidos por um enorme esqueleto de uma baleia. O grupo visitou ainda o vizinho Science Museum, excelente para amantes da ciência e demais curiosos.Com partida de Westminster Pier, o grupo rumou, num cruzeiro ventoso pelo rio Thames, a Tower of London, onde se encontram as Joias da Coroa guardadas pelos Beefeaters e onde vivem os seis Ravens que asseguram que Londres não desaparecerá. No exterior foi possível apreciar um dos corvos que vivem na área.

O grupo visitou ainda M&M’s World, Lego Store, Chinatown, Piccadilly Circus - o ponto de encontro de londrinos e turistas e um dos lugares mais animados da noite na cidade inglesa - e Oxford Circus.

Westminster Palace, também conhecido como Houses of Parliament, é um edifício vitoriano que abriga as câmaras do Parlamento britânico e o Big Ben, cuja torre se encontra em restauro, teve visitas diurnas e noturnas, tal como o London Eye, iluminado a vermelho.

Westminster Abbey, a Abadia mais antiga de Londres e famosa pelas coroações reais, também recebeu uma visita, registando-se também os manifestantes que se mantinham junto à mesma, em defesa do Ambiente.

De Leicester Square, onde o grupo almoçou, até St. Paul´s Cathedral, o passeio permitiu conhecer diferentes zonas da cidade, apreciar, mais uma vez os tradicionais autocarros e táxis, estar atento às indicações no chão – look left/look right e registar em fotografia o que para a grande maioria dos alunos apenas era conhecido através de imagens.

Houve ainda um jantar muito caraterístico no Hard Rock Café e onde se festejou o aniversário do Nuno. Um aniversário super especial, com toda a certeza!

Na manhã do dia 16 e depois do check-out do hostel, este grande grupo extraordinário rumou ao aeroporto, com a certeza de ter participado numa visita inesquecível, muito enriquecedora, e onde imperou o saber estar, o partilhar, o querer saber, conhecer e acima de tudo a boa disposição.

See you next year! 

 

 

 

 

 

O Dia Mundial da Criança é uma data muito especial para os nossos alunos. Neste sentido, a Associação de Pais preparou uma surpresa para a manhã do dia 31 de maio.

Os alunos da Escola Básica de Estalagem e Agra Maior tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro intitulada “O Principezinho”, promovida pela companhia de teatro ETC., no Salão Paroquial de Vermoim.

Ao assistirem à peça de teatro, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre vários temas importantes na nossa sociedade, como por exemplo, o alcoolismo. Também os valores da amizade e do afeto estiveram bem presentes nesta peça.

 

 

 

 

 

No dia 24 de maio, a turma do 3.º ano da Escola de Pousada de Saramagos foi recebida pelo sr. Presidente de Junta, Sr. José Pereira, que nos levou a conhecer a Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos assim como a própria freguesia, através de imagens, histórias e factos passados.

O senhor Presidente falou-nos do território da freguesia; da evolução da sua população; dos seus monumentos, alguns muito importantes como “Pedra Formosa”; do número de habitantes/eleitores e dos símbolos da freguesia.

Tivemos oportunidade de conhecer o interior da Junta de Freguesia, saber o nome dos seus anteriores presidentes, quer de junta quer de assembleia de freguesia. Estivemos no gabinete do sr. Presidente, no espaço onde trabalham o Tesoureiro e o Secretário e visitamos o auditório. Neste espaço o sr. Presidente mostrou-nos livros muito antigos que falam da freguesia de Pousada de Saramagos, assim como nos ofereceu uma pequena lembrança.

Foi com muito gosto e entusiasmo que visitamos a nossa Junta de freguesia.

 

 

 

Foi com muito entusiasmo que os alunos da escola de Pousada de Saramagos festejaram o Dia Mundial da Criança, na passada tarde de sexta-feira.

Os alunos construíram um painel coletivo, onde expressaram a sua visão de ser criança; jogaram diversos jogos de tabuleiro e, ainda, fizeram o transplante de árvores autóctones, tendo em conta o futuro do planeta em que irão crescer.

A Associação de Pais colaborou com a iniciativa, disponibilizando um insuflável e oferecendo um gelado a cada criança.

Foi uma tarde especial, onde se partilhou a alegria de ser criança, num espaço que desafia as crianças a aprender, mas também a conviver e a desenvolver a sua criatividade.

 

 

 

 

 

 

No passado dia 31 de maio, os alunos envolvidos no projeto Leituras D’Oriente e D’Ocidente (turma de quarto ano de escolaridade 4EBJ2) apresentaram o trabalho final intitulado “Aproximar encenando Ocidente e Oriente numa só alma” a 250 pessoas, no auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, tendo surpreendido todos - alunos, professores, técnicos e pais - ali presentes.

Nesta terceira ida à capital, os alunos puderam mostrar o produto artístico de índole multimodal desenvolvido ao longo do tempo em que vigorou o projeto e assistir à apresentação dos oito projetos também selecionados.

Foi um dia cheio de emoções, de interculturalidade e de aprendizagem fora da escola, graças a este projeto (Leituras d'Oriente e d'Ocidente) que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Fundação Oriente/Museu Oriente.

Acompanharam os alunos nesta ida a Lisboa a professora coordenadora do projeto (Helena Guimarães), o professor responsável da Multimédia no projeto (Sandro Alves) e a professora titular da turma de 4.º ano de escolaridade (Emília Manuela Pinheiro), sendo que a atividade foi apoiada pela Direção do Agrupamento.

Um agradecimento especial ao apoio prestado pelos Serviços Educativos do Museu do Oriente e ao PNL pela louvável iniciativa e organização da mesma.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS