No passado dia 12 de junho, as turmas do 4.º Ano do Agrupamento realizaram uma visita de estudo ao Museu “World of Discoveries” e à Exposição “O Corpo Humano”, no Porto. Mais uma vez esta visita estava enquadrada nos conteúdos de estudo do meio, abordando os descobrimentos portugueses e o nosso corpo.

No museu os alunos viajaram no tempo, recuando à época das grandes viagens marítimas, onde puderam ver réplicas das embarcações e conhecer melhor a vida dos marinheiros... terminando a visita numa pequena embarcação que foi percorrendo todos os continentes descobertos pelos portugueses.

Na exposição sobre o corpo humano, os alunos fizeram uma viagem pelos diversos sistemas, observando órgãos, estruturas ósseas e corpos humanos completos, para além de poderem consultar imagens e textos informativos, compreendendo também a importância de ter hábitos de vida saudáveis.

A visita foi enriquecedora para todos, tendo os alunos revelado entusiasmo e muito interesse ao longo do dia.

 

 

 

 

 

No âmbito das Festas Antoninas de 2019 e mantendo a tradição, uma vez mais o Agrupamento de escolas de Padre Benjamim Salgado participou na elaboração da Cascata de Sto. António. Desta forma, os alunos de 5º ano da Escola Básica Bernardino Machado construíram uma cascata dedicada a Sto. António, dando assim resposta à solicitação da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, no âmbito das Festas Antoninas. Concomitantemente, com este projeto, deram cumprimento ao previsto na planificação da disciplina de educação tecnológica de 5º ano.

Os alunos recorreram a técnicas aprendidas na disciplina, reutilizando materiais, que associados à sua imaginação resultaram na belíssima cascata que criaram, cuja construção, conceção e elaboração foi orientada pelos professores da disciplina, revelando grande empenho e trabalho.

O 6º ano construiu cartazes representativos de monumentos do património do concelho que contribuíram para o enriquecimento do espaço dedicado a expor a cascata. Os referidos cartazes foram elaborados no âmbito da disciplina de educação visual, dando cumprimento ao previsto na planificação, no que concerne ao conhecimento do seu património cultural.

O grupo de alunos que integra o Clube Multiprojetos colaborou na realização da cascata criando algumas das personagens que integram a mesma.

Os professores que lecionam as disciplinas de educação visual e educação tecnológica, do 5º e 6º anos, congratulam-se com o resultado e é com orgulho que vêem a cascata exposta.

 

 

 

 

 

No dia 5 de junho, a turma do 2° ano do Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde do AEPBS, celebraram o Dia Mundial do Ambiente, na aldeia de Fafião, freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

A atividade constituída por uma caminhada pelos rios e bosques autóctones da Serra do Gerês, traduziu-se numa grande lição sobre a fauna e a flora inerentes à região do Parque Nacional, bem como, das tradições e práticas relacionadas com a agricultura e pastorícia, cultura e tradições da aldeia, através das sábias palavras de Júlio Marquez, representante do Ecomuseu local.

O dever de cuidar, enquanto ainda podemos, deste legado, está em todos nós, por isso o ambiente agradece este tipo de iniciativas, na medida em que, aprendemos sempre, um pouco mais, como preservar melhor o Ambiente, no seu habitat natural.

Foi com muito interesse e entusiasmo que todos participaram nesta comunhão com a Natureza.

 

 

 

 

 

No passado dia 5 de junho, as turmas do 4.º ano do AEPBS deslocaram-se ao Auditório Padre António Vieira, Caldas da Saúde, a fim de assistirem a um concerto didático, promovido pelo Centro de Cultura Musical (CCM).

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diversos instrumentos musicais, divididos por famílias (cordas, sopros madeiras e metais e os de percussão). Os instrumentos foram apresentados por alunos do CCM, com uma idade aproximada dos alunos do AEPBS, mostrando que com empenho e gosto é possível chegar a um elevado nível de domínio da arte da música.

Esta atividade teve dois momentos de elevada qualidade: o primeiro foi uma surpreendente interpretação ao piano, realizada por um aluno muito pequeno e o segundo, uma apresentação da orquestra “Artavinhos”, que reuniu todos os alunos que antes haviam apresentado os instrumentos musicais.

Os alunos do AEPBS aplaudiram com entusiasmo ao longo da tarde, podendo conhecer o que de melhor se faz no Centro de Cultura Musical (CCM) e sabendo que também eles têm a oportunidade de aprender música, seguindo os seus estudos no Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado.

 

 

 

 

 

No passado dia 5 de junho de 2019, entre as 11h00 e as 12h30, as turmas 4EBE2 e 4EBE3 da Escola Básica de Estalagem, em Vermoim, receberam o Cabo Ferreira da GNR, que dinamizou a palestra intitulada “Prevenção rodoviária”, no âmbito do projeto do agrupamento “Educação Rodoviária – Segurança dos peões”. O objetivo da palestra foi, principalmente, a consciencialização dos alunos acerca das regras de circulação dos peões nas estradas, da circulação em bicicleta e do transporte de crianças nos veículos particulares e públicos.

O agente proporcionou momentos de aprendizagem, de partilha de opiniões, de interação e troca de experiências, oferecendo a oportunidade aos alunos de aprenderem através das suas próprias vivências e das dos colegas.

Esta palestra foi o culminar de uma série de atividades realizadas pelas duas turmas durante o ano letivo relativas ao referido projeto, designadamente os alunos receberam informação útil sobre regras de trânsito, realizaram quizzes e jogos interativos, elaboraram cartazes, tiraram fotografias, elaboraram vídeos e entrevistaram o Sr. Pedro Ribeiro, pai de uma aluna, que é motorista de veículos de transporte de crianças.

Os alunos e professores das duas turmas consideram que todas as atividades realizadas no âmbito deste projeto foram muito interessantes, elucidativas e esclarecedoras.

 

 

 

 

 

No passado dia 4 de junho, realizou-se mais um Eco Conselho, na Escola Básica de Pousada de Saramagos.

Os conselheiros presentes tomaram conhecimento das atividades desenvolvidas, no que diz respeito aos temas do Plano de Ação: resíduos, energia, água, floresta, espaços exteriores e agricultura biológica. Estes temas foram trabalhados com os alunos, de forma transversal, nas diferentes disciplinas e revestiram-se de uma forte componente prática, onde alunos, professores e assistentes operacionais “meteram mãos à obra”.

De entre todas as atividades, aquela que tem sido, visivelmente, extraordinária é o empenho das Brigadas Verdes, na monitorização do consumo de água e energia, na separação do lixo, na limpeza dos espaços exteriores e na manutenção da horta biológica. Todos os participantes foram unânimes em concluir que todo o trabalho desenvolvido, no âmbito do Programa Eco Escolas, foi profícuo, na medida em que contribuiu para a mudança de hábitos e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS