No dia 24 de abril, os alunos da EB de Boca do Monte, participaram numa ação de sensibilização promovida pela Resinorte, com o intuito de consolidarem e expandirem os seus conhecimentos sobre a separação de resíduos.

Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de realizar o jogo “Recicla se souberes”. Desta forma, tinham que colocar alguns resíduos, em tamanho real, nos ecopontos e, em simultâneo, responder a algumas questões.

Tratou-se de uma forma apelativa e interessante que permitiu a consolidação de conhecimentos.

Compreenderam a importância do desenvolvimento sustentável, assim como constituiu uma contribuição importante no que respeita à consciencialização e ao despertar de  comportamentos necessários para a proteção e preservação do meio ambiente.

 

No âmbito do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, do Plano Nacional de Leitura (PNL), no passado dia 11 de abril, para reforçar a importância da leitura em voz alta, os alunos da turma 4EBJ2 apresentaram uma performance à comunidade educativa, sustentada no conto “As árvores que ninguém separa”, de Alice Vieira, no anfiteatro da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

Os alunos participantes disponibilizaram-se a trabalhar competências leitoras no período de interrupção letiva da Páscoa, tendo evidenciado motivação, atenção e entusiasmo no processo de preparação e na atividade propriamente dita à qual assistiram 50 elementos da comunidade educativa.

Os encarregados de educação e familiares ali presentes manifestaram o apreço e louvaram este tipo de iniciativas, tendo demonstrado gratidão face à oportunidade de os seus educandos participarem neste projeto, do Plano Nacional de Leitura, e, em particular, nesta atividade de leitura em voz alta.

Os alunos da Oficina de Leituras Encenadas (OLE), envolvidos no projeto Oficina Ler Jovem 14-20, apoiaram ativamente a preparação da atividade performativa e fizeram questão de participar na mesma, com responsabilidade e empenho exemplares e dignos de louvor.

As imagens da atividade poderão ser consultadas na plataforma do projeto: http://aepbs.net/loo/.

No âmbito do projeto Leituras d'Oriente e d'Ocidente, do PNL, durante o mês de março, para evocar a relevância da leitura, os alunos da turma 4EBJ2 gravaram diariamente “podcasts” alusivos à identidade histórico-cultural que marca as relações entre as sociedades do Oriente e do Ocidente. Os trabalhos poderão ser consultados na plataforma do projeto: http://aepbs.net/loo/.

A atividade “Um podcast oriental por dia, não sabe o bem que lhe fazia” motivou e promoveu os alunos pela leitura, tendo enriquecido os seus horizontes culturais e litrerários.

 

 

 

 

Todas as turmas do 2.º ano do AEBPS, realizaram uma visita de estudo no passado dia 29 de março. Logo pela manhã notou-se o entusiasmo que viria a ser rei ao longo do dia.

A primeira paragem foi no Porto de Leixões, onde os alunos puderam ver a movimentação das diferentes mercadorias, desde granito, madeira, ferro, melaços e ainda passageiros de navios de cruzeiro.

Depois do fantástico piquenique no Parque da Cidade, fomos aos Museu de Serralves, onde pudemos deliciar-nos com a exposição de algumas obras de Joana Vasconcelos. Após a visita ao museu, realizamos uma atividade nos jardins de Serralves, com o intuito de promover a vivência da obra de arte e explorar o potencial criativo que a arte contemporânea pode despertar, através do desenvolvimento, em pequenos grupos, de atividades artísticas.

Por fim fizemos uma paragem para lanchar antes do regresso a casa.

 

 

 

O segundo período de aulas chegou ao fim!

Para tornar o último dia de aulas deste período memorável foi proposto um conjunto de atividades a serem desenvolvidas ao longo da tarde.

Assim, os alunos da EB de Estalagem dedicaram-se à construção de um espantalho para colocar na horta pedagógica e à elaboração de um painel com vários trabalhos produzidos ao longo do período, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS