Participação do AEPBS do Projeto Mega do Atletismo

 

A  Pista de Atletismo Gémeos Castro foi palco de mais uma concentração do Projeto Mega, uma atividade conjunta da  Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e  Direção Geral de Educação, Desporto Escolar (DGE,DE).

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS) participou com cerca de 45 alunos em todas as provas, 40 metros (Mega Sprinter), 1000 metros (Mega Km) e salto em comprimento (Mega Salto). Três alunos venceram as suas provas e ficaram apurados para a fase final que se vai realizar em V. N. de Gaia. No Mega Salto, Simão Vimanov venceu no escalão de iniciados, aluno da Bernardino Machado e no Mega Sprinter venceram no escalão de Juvenis o Vitor Gonçalves e no escalão de iniciados o Fernando Coelho, ambos alunos na Padre Benjamim Salgado.

Os nossos alunos foram acompanhados pelos professores, Cristina Ribeiro, Paulo Pereira, Lurdes Santos e Luís Novo, que salientaram o mérito dos nossos atletas pois participaram com os federados no atletismo, valorizando desta forma ainda mais os resultados obtidos.

Estão de parabéns mais uma vez os nossos alunos!

AEPBS no “top” do Corta-mato nacional

 

 

 

As 2 equipas de alunos de Juvenis masculinos e femininos do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado continuam na senda dos grandes resultados, desta feita foi no Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar em Coimbra.

Com efeito no passado sábado a equipa feminina subiu ao primeiro lugar do pódio continuando uma história de sucesso que já tinha repetido no Corta-Mato Distrital. A equipa masculina esteve perto do pódio ficando num meritório 4º lugar. Estes atletas culminaram este trabalho depois de um período de intensa e cuidada preparação que contou com o apoio da atleta Rosa Oliveira, a qual não deixou de estar presente em Coimbra para apoiar carinhosamente os nossos alunos.

A Comitiva foi liderada pelos professores de Educação Física Augusto Macedo e Paulo Pereira. Este último também chefe da comitiva de Braga, o qual salienta os excelentes resultados obtidos, destacando este CLDE uma vez que foi o que obteve melhores classificações na generalidade das provas de iniciados e juvenis.

Este evento contou com a presença de cerca de 900 atletas de todo o País, incluindo a elite do atletismo nacional nos referidos escalões. Para este agrupamento o prémio tem um “sabor” especial, visto que tem sido feito um excelente trabalho de promoção da prática desportiva, visando proporcionar aos alunos um leque de atividades variadas acompanhadas por professores vocacionados para o efeito, valorizando a sua participação e apostando no seu talento natural.

A equipa de juvenis e campeã nacional foi constituída pelas atletas: Sílvia Oliveira, Sara Oliveira, Catarina Araújo, Mónica Carvalho, Dália Carvalho e Ana Lima.

Os atletas da equipa masculina (4º Lugar Nacional) foram: Nelson Oliveira, Bruno Sampaio, Álvaro Ferreira, José Machado, João Azevedo e Carlos Ribeiro.

Parabéns a toda a comitiva!

Projeto TALIS 2013

 

A AEPBS aderiu à participação no Estudo Principal do Projeto TALIS - Teaching and Learning International Survey, levado a cabo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O TALIS constitui um estudo internacional centrado no ambiente de aprendizagem e nas condições de trabalho que as escolas disponibilizam aos docentes, oferecendo a professores e a diretores de escola a oportunidade de contribuírem, através da descrição das suas condições de trabalho, para a análise do sistema educativo, e das linhas de conduta da política educativa.
 
Numa primeira etapa, fez-se uma seleção dos professores que reuniam as condições necessárias para a aplicação dos inquéritos, tendo a organização enviado posteriormente a lista de docentes para responder aos mesmos. Aguardamos neste momento a chegada dos inquéritos, de modo a concluir a segunda etapa do processo até ao dia 25 de março de 2013.
 
A AEPBS espera contribuir, desta forma, para uma análise crítica e construtiva do sistema educativo e apela à franca colaboração de todos os docentes intervenientes.
 
A Coordenadora do Projeto,
Sofia Miranda

Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

 

“Ultrapassar a Crise”

 

Realizou-se no dia 25 de fevereiro de 2013 a Sessão Distrital de Braga do “Parlamento dos Jovens” que teve lugar no IPJ, Instituto Português da Juventude, em Braga; esta sessão contou com a participação dos 3 representantes eleitos na Sessão Escolar que teve lugar na nossa escola no dia 21 de janeiro: Paulo Alexandre Cortinhas, (aluno do 9º ano da Escola Bernardino Machado), Ana Filipa Fernandes Martins e Ana Catarina Melo (alunas do 9º ano da Escola Padre Benjamim Salgado), alunos do Agrupamento de escolas de Padre Benjamim Salgado, apoiados pelas professoras coordenadoras do Programa Célia Maria Campos e Cristina Cecília Ferreira.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia, tendo contado com a presença do deputado da Assembleia da República, Nuno Reis, da deputada fundadora do programa do “parlamento dos Jovens” e representantes da DREN.

Os deputados da nossa escola participaram ativamente na defesa das propostas apresentadas, tanto da escola como na discussão nos grupos de trabalho que elaboraram a proposta a apresentar pelo círculo de Braga. Consideraram que foi muito positiva a sua participação, saíram enriquecidos desta experiência tanto a nível da participação cívica como de socialização com outros jovens de outras escolas do distrito, embora não tenham sido eleitos para representarem o Círculo de Braga na Sessão Nacional que decorrerá na Assembleia da República em maio.

Torneio de Escalada Bruno Oliveira

No documento em anexo apresentam-se as classificações do Torneio de Escalada.

Parabéns participantes do AEPBS!

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Classificações (1).pdf)Classificações (1).pdf[ ]373 kB

Xadrez AEPBS

 

Decorreu, no passado dia 16 de fevereiro de 2013, na nossa escola, o 2º Encontro Distrital Escolar - Série C, com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Neste Torneio, participaram os alunos do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, do Agrupamento de Escolas de Ribeirão e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

Nos três primeiros lugares ficaram, com 6,5 pontos em 7 jogos, em 1º lugar o aluno Ivo Dias (NXVSC – Didáxis), em 2º lugar classificou-se, a escasso meio ponto da liderança, a sua colega de equipa Maria Oliveira (NXVSC-Didáxis) e em 3º lugar ficou o Simão Barroso também da mesma equipa. O nosso melhor representante do agrupamento, o aluno Miguel Rodrigues (AEPBS), baixou nesta 2ª jornada ficando em 13º lugar, com 4,5 pontos em 7. A seguir, em 14º lugar, com 4 pontos, ficou a nossa aluna Diana Rodrigues, que apesar de fazer o mesmo número de pontos da jornada anterior, subiu três posições na tabela classificativa. O Tiago Sousa ficou em 19º lugar, baixando 4 lugares em relação à jornada anterior, apesar de conseguir o mesmo número de pontos. Em 20º lugar, ficou o Bruno Silva, tendo baixado 8 lugares e perdido 0,5 pontos. Em 25º lugar, ficou o Nuno Alves que subiu 14 lugares, passando de 2 para 4 pontos. Em 26º lugar, ficou o Rui Oliveira que desceu 4 lugares, passando de 4 para 3 pontos. A seguir, em 39º lugar, ficou o Ricardo Mota que subiu 4 lugares, passando de 2 para 2.5 pontos. De seguida, ficaram colocadas as nossas estreantes em 42º lugar a Ana Silva, em 43º lugar a Carolina Campos e em 44º lugar a Mariana Campos, todas com 2 pontos. Em 45º lugar, ficou o Pedro Soares com 2 pontos e em último do nosso agrupamento mas não no último lugar do torneio, ficou a Soraia Ribeiro com 1 ponto.

Aguardamos com expectativa a 3ª jornada, que se irá realizar na Escola EB 2,3 de Ribeirão a 9 de março.

Resta-me agradecer à nossa direção pela disponibilidade das instalações e pelo lanche oferecido aos jogadores que muito o apreciaram, à D. Irene que nos abriu a escola, dispondo da sua manhã de sábado, e foi incansável para que tudo funcionasse bem, ao Sr. Manuel, pela colocação das mesas, e aos demais assistentes operacionais pela ajuda prestada.

 

Resultados em: http://chess-results.com/tnr92476.aspx?art=1&lan=10&wi=821

 

 

No passado dia 21 de Fevereiro, realizou-se o Torneio de Xadrez na Universidade do Minho – Desporto Escolar na modalidade de Xadrez em comemoração do 39º Aniversário da Academia, o nosso agrupamento participou com 8 alunos.

 

Exames 2013/2014

Entrada



Visitas

Hoje163
Ontem719
Esta Semana2001
Este Mês163
Total Global405644

Temos 45 visitantes e sem membros em linha

Clicks

3.jpg

Oficina de Leituras Encenadas

Avaliação Final

Avaliação - 3ºP










CQEP

Provas e Exames Finais


 

Informações das provas e exames do ensino básico e secundário

4Ano
6Ano
9Ano
11Ano
12Ano

Calendário das provas e exames do ensino básico e secundário

PEF_4ANO_2FASE
PEF_6ANO_2FASE
PEF_9ANO_1FASE
PEF_SEC_1FASE
PFC_4ANO_1FASE
PFC_4ANO_2FASE
PFC_6ANO_1FASE
PFC_6ANO_2FASE
FC_9ANO_1FASE_1C
PFC_9ANO_1FASE_2C

Regulamento das provas e exames do ensino básico e secundário

Despacho normativo 5A
Norma 02/JNE/2014
Alunos Praticantes Desportivos

 

 

 Inscrição provas e exames - 1ª fase

10 a 19 de março

Inscrições
Despacho
Guia geral
Norma 1

 

Candidatura ao Ensino Superior

Retificação 349/2013
Pré-requisitos 2014

 

1ºCiclo

Matemática(42) 

Português(41)

Matemática(NE)

Português(NE)

2ºCiclo

Matemática(62); Português(61)

3ºCiclo

Matemática(92); Português(91)

Secundário

BG(702); DES-A(706); ECON-A(712); FIL(714); FQ-A(715); GD-A(708); GEO-A(719); HCA(724); HST-A(623); HST-B(723); LAT-A(732); LEst-P(734); LIT-P(734); MACS(835); MAT-A(635); MAT-B(735); PORT(639); PORT-DA(239)

P.L.N.M.

Língua Não Materna(A2); Língua Não Materna(B1)

Calendário

Calendário escolar, de provas e de exames 2014

Informações

Utilização de máquinas de calcular

Ofertas de Escola

Oferta 01 - Grupo 100

Oferta 62 - Grupo 620
Oferta 61 - Grupo 220

Oferta 60 - Grupo 540

Oferta 59 - Grupo 620

Oferta 58 - Grupo TE

Oferta 57 - Grupo 410

Oferta 56 - Grupo 510 (Anulado)

Oferta 55 - Grupo 300 (Anulado)

Oferta 54 - Grupo 550

Oferta 53 - Grupo 410(Anulado)

Oferta 52 - Grupo 260

Oferta 50 - Grupo 240

Oferta 49 - Grupo 600

Segue-nos

FacebookYoutubeFeed