A Escola Básica Bernardino Machado assume-se como uma escola “amiga do ambiente”, desenvolvendo inúmeras atividades e projetos de natureza ecológica. Assim, no dia 20 de maio, os alunos pertencentes à turma do 5.º B foram visitar as Hortas Urbanas de V. N. de Famalicão.

A professora Verónica Sousa, informou-nos que as Hortas Urbanas são constituídas por 192 talhões com cerca de 25 metros quadrados, três hortas sociais e 6 minis hortas elevadas, para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Todos os utilizadores receberam formação em agricultura biológica.

As Hortas do Parque têm como principais objetivos a melhora do bem-estar dos cidadãos através do contacto com a natureza, a contribuição para a economia familiar, a sensibilização no respeito pelo ambiente e a disseminação de boas práticas agrícolas.

Durante esta atividade, os alunos tiveram, também, a oportunidade de saber que as plantas aromáticas devem ser tocadas pelas mãos, o que é a compostagem, como se deve fazer a compostagem e que cuidados devemos ter com as hortícolas.

No final desta atividade, os alunos plantaram limonetes e alecrim, por estaca, utilizando para o efeito a reutilização de copos de plástico. Agora, só resta aguardar que a natureza faça o seu trabalho, com a nossa ajuda!

O entusiasmo e a felicidade que manifestaram foi contagiante!

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS