No passado dia 14 de maio, os alunos da turma C do quinto ano, da Escola Básica Bernardino Machado, participaram no último workshop “Vamos medir árvores”, no âmbito do “Projeto 25 000 árvores até 2015”, promovido pelo Gabinete de Sensibilização ambiental da Municipal de V. N. de Famalicão.

No início desta atividade, os alunos explicaram a influência dos fatores abióticos na germinação das sementes e no crescimento das plantas, de acordo com a atividade realizada no segundo Workshop.

A professora Ana Brito referiu que é possível saber a idade das árvores sem as cortar, utilizando para o efeito um instrumento denominado verruma.  Explicou também, que o diâmetro das árvores é medido através do compasso florestal.

De seguida, os alunos ficaram a conhecer os instrumentos clinómetro e altímetro. Estes instrumentos são utilizados para a medição de árvores.

Finalmente, os alunos tiveram a oportunidade de medir a altura das árvores existentes na escola, utilizando para o efeito, clinómetros e altímetros, previamente construídos e explorados em sala de aula.

Os alunos participaram com muito empenho, interesse e entusiasmo.

Agradecemos à professora Ana Brito e à Dra. Ana Silva do Gabinete de Sensibilização ambiental da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS