O dia 20 de maio foi assinalado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial das Abelhas. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. 

As abelhas juntamente com outros insetos polinizadores, contribuem para a segurança alimentar, uma vez que fomentam a vida vegetal e atuam como sentinelas de ameaças que emergem nos ecossistemas.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão convidou a Escola Básica de Agra Maior a “construir abelhas” que, neste momento, estão expostas nos jardins camarários e, convidou-nos também a participar numa atividade dedicada às abelhas.

Na impossibilidade de levar as crianças do Jardim de Infância à cidade, decidimos comemorar este dia de uma forma especial no JI. Assim, as crianças vestiram-se de abelhas e de uma forma lúdica aprenderam que as abelhas vivem em comunidade e com regras muito rigorosas, aprenderam também como fazem a polinização e o mel.

Ao longo do dia fizemos de jogos de lateralidade e de conjuntos, jogos de memória visual e jogos de faz de conta. Foi um dia divertido e as abelhas ganharam o respeito das crianças!

“Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.” A. Einstein

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS