O Projeto DAC da turma B de 7º ano, que consistiu em criar um busto de Bernardino Machado em 3D, tornou o futuro mais presente na escola.

A turma B do 7º ano, dando cumprimento aos objetivos do projeto DAC, definidos para a turma, imprimiu um busto da caricatura da figura de Bernardino Machado. O professor de TIC, Serafim Pinheiro, ao abordar os conteúdos da imagem e modelação 3D, transformou a teoria em prática investindo num ambiente de estímulo à assimilação de conhecimentos, ao levar os alunos a conceber um busto e uma medalha com a caricatura de Bernardino Machado.

Começaram por pesquisar caricaturas de Bernardino Machado e selecionaram a que mais lhes agradou. Em seguida utilizaram ferramentas de edição de imagem para fazer o tratamento desejado e a conversão para um formato vetorial.

Imprimir em 3D obriga a saber modelar em 3D para criar objetos, para isso usaram o Tinkercad, que é uma aplicação web para modelação de projetos 3D com formas primitivas e que permite ao professor moderar alunos com idade inferior a 13 anos, cumprindo os requisitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados em vigor.

Chegado o momento da impressão dos nossos objetos, também conhecida como prototipagem rápida, que é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Nesta fase, contamos com o precioso apoio, do Engenheiro Samuel Ribeiro, técnico responsável do laboratório de prototipagem rápida, sediado no Instituto de Design de Guimarães (Campus de Couros da Universidade do Minho) que nos proporcionou a impressão 3D de um exemplar dos nossos trabalhos e sem o qual este trabalho não seria concluído com sucesso.

 Com a concretização deste projeto os alunos consolidaram aprendizagens essenciais, referentes ao ensino básico, em vigor para a disciplina de TIC do 7º ano. Sendo assim, desenvolveu-se a segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. Promoveu-se a prática da investigação e da pesquisa. Os alunos aprenderam a colaborar e a comunicar e, sobretudo, o produto final prova que conseguiram criar e inovar.

Este último domínio, colaboração e comunicação, prevê que se aborde a imagem, som, vídeo e modelação 3D e, como se confirma pelo projeto desenvolvido, a aposta foi na modelação 3D, e podemos dizer que foi uma aposta ganha. Parabéns aos alunos e ao professor Serafim, que confirmaram que querer é poder!

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS

Provas e Exames Finais