No passado dia 24 de abril, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado acolheu a fase da região Norte do concurso La Chanson en Scène (VII edição), da Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF).

O evento contou com a participação de duas equipas do Agrupamento, uma constituída por alunos do ensino secundário, da OLE (Oficina de Leituras Encenadas) / Oficina Ler Jovem 14‑20, “troupe Les Diaboliques” e outra do clube de Francês Iniciação, do segundo ciclo, “troupe Les Petits Comédiens de Joane”, ambas encenadas pela professora Helena Guimarães, coordenadora de ambos os projetos.

A atividade decorreu no anfiteatro da sede do Agrupamento (ESPBS) e contou com a presença de mais de oitenta elementos da comunidade educativa, tendo sido acompanhada e apoiada pelo Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. José Alfredo Mendes, a secretária geral da APPF, Dra. Fernanda António, a Diretora da Alliance Française de Guimarães e de Braga, Dra. Alexandra Gonçalves, e o dramaturgo, encenador e ator, da Nova Comédia Bracarense, Dr. José Manuel Barros, tendo estes três últimos integrado o júri do concurso. O evento foi igualmente apoiado pela Coordenação da EB Bernardino Machado, pelo Curso Profissional de Técnico de Multimédia, em particular pelos professores Susana Achando e Sandro Alves, pelo professor Rui Maciel, enquanto colaborador da OLE/Oficina Ler Jovem 14-20, pelos alunos da OLE/Oficina Ler Jovem 14-20 que não integraram o elenco da “troupe” vencedora e pelos assistentes operacionais da ESPBS.

Acresce que os momentos culturais foram abrilhantados por alunos da OLE e da Secção Europeia de Língua Francesa (SELF).

Após difícil e acurada ponderação, o júri sagrou como equipa vencedora o grupo da OLE, que irá representar a região Norte na fase final agendada para 22 de maio, no Auditório Camões, em Lisboa, contando para tal com o apoio da autarquia no tocante à deslocação dos alunos e professores.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS

Provas e Exames Finais