No dia 28 de fevereiro, os formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS), acompanhados por vários dos seus professores, rumaram a Vila Nova de Famalicão, para assistirem à peça “Azul longe nas colinas”, de Dennis Potter, que decorreu na Casa das Artes, e que constituiu uma boa oportunidade de aprendizagem para os nossos adultos.

Com esta ida ao teatro, extraordinária em relação à rotina escolar, procurou-se dar a conhecer uma história de sete amigos que têm por hábito brincar num bosque, perto da vila onde vivem, durante as férias de verão, em 1943. Brincam às guerras, aos pais e às mães, reproduzindo aquilo que pensam ser a vida dos adultos. Medem forças e desafiam o perigo. Um texto chocante e, ao mesmo tempo, comovente com um grupo de crianças a descobrir a violência do mundo que as rodeia - Um mundo que procuram compreender, imitando a realidade dos adultos.

Esta peça é uma chamada de atenção e é por isso que nem sempre é fácil ir ao teatro! O teatro é sempre uma chamada de atenção, um olhar para nós, seres humanos, comunidade, sociedade. Isso pode ser feito de uma maneira lúdica, não tem de ser uma grande chatice, mas também não deve ser um vazio, nem inconsequente, nem gratuito, como pudemos constatar.

A ida ao teatro constituiu uma boa oportunidade de aprendizagem e entretenimento para os formandos, precedida de um jantar convívio, em que se procurou consolidar as relações interpessoais. Também foi uma excelente sugestão para uma noite diferente e para uma reflexão sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser.